image

Nova Geração de Filtros Solares que Permitem a Síntese Cutânea de Vitamina D

A radiação solar é o principal fator responsável pela ocorrência do eritema, representando o maior fator de risco ambiental que contribui para a patogênese do câncer de pele não melanoma. Por isso, a proteção adequada da pele através do uso de fotoprotetores e de outras medidas representa uma estratégia fundamental para prevenção do fotoenvelhecimento e do câncer de pele.
No entanto, a exposição da pele ao sol também é fundamental para a síntese adequada de vitamina D, um termo que engloba um grupo de moléculas secosteroides derivadas  do 7-dehidrocolesterol (7-DHC). Pelo menos 80% dos níveis de vitamina D são sintetizados na pele, sendo apenas o restante obtido através da dieta. Para que o processo de ativação da vitamina D se inicie, é preciso que o indivíduo receba a luz solar direta, especificamente a radiação ultravioleta B (UVB) nos comprimentos de onda entre 290 e 315 nanômetros.


Efeitos da Aplicação de Fotoprotetores Sobre a Síntese Cutânea de Vitamina D

Já foi determinado que o nível de proteção da pele contra a radiação UVB (através da aplicação de fotoprotetores) é inversamente proporcional à síntese cutânea de vitamina D. Como exemplo, temos a inibição da produção de pré-vitamina D decorrente da aplicação de um fotoprotetor com FPS 15, que corresponde a, aproximadamente, 95%.
Como resultado do dilema que envolve a proteção adequada da pele sem interferir sobre a produção de vitamina D, se faz necessário o desenvolvimento de filtros otimizados: que permitam a síntese máxima de vitamina D cutânea sem interferir sobre o FPS indicado no rótulo do produto.

Nova Geração de Filtros Solares - Protegem Adequadamente a Pele e Permitem a Síntese de Vitamina D

Com os dados adequados, referentes à irradiância espectral solar (Eλ(λ)), transmitância espectral - e T(λ) de um filtro solar, além do valor do espectro de ação de eritema (Ser(λ)) e espectro de ação da formação de pré-vitamina D é possível calcular a irradiância efetiva para a formação de eritema (Eer) e para a formação de pré-vitamina D (Evd) do determinado filtro solar.

Como Otimizar a Formulação de Fotoprotetores para a Síntese de Vitamina D?

Os filtros solares reduzem tanto Eer quanto Evd na pele e para otimização da proteção contra a formação de eritema e da síntese de pré-vitamina D é necessária a adequação da razão Evd/Eer.


Em um estudo conduzido por Kockott et al. (2016), foram comparadas diferentes composições de filtros solares em termos de proteção contra a irradiância efetiva para formação de eritema e sua habilidade de permitir a formação de pré-vitamina D.
Primeiramente, foi estabelecida a Evd com base na radiação solar padrão. As áreas abaixo da curva do gráfico representam Evd e Eer, respectivamente. Pode-se concluir que a razão Evd/Eer é de, aproximadamente, 2, ou seja, a irradiância efetiva para formação de pré-vitamina D em um espectro solar padrão representa o dobro da irradiância efetiva para formação de eritema.
Com base nesses resultados, foi possível concluir que a razão Evd/Eer deve ser ajustada para próximo de 2.


Efeitos da Adequação das Composição dos Filtros Sobre os Valores de FPS, UVA e Evd/Eer

Foram testadas 4 formulações diferentes para filtros solares com FPS 15 e 30 e seus efeitos sobre os valores de FPS, UVA e a razão Evd/Eer. Os pesquisadores concluíram que é possível otimizar a razão Evd/Eer de forma que seja mantido o FPS da formulação para que, assim, seja permitida a síntese de vitamina D sem influenciar sobre a formação de eritema sobre a pele.

Esses valores podem ser observados nas tabelas a seguir:

Filtro Solar FPS 15



Filtro Solar FPS 30



Novo Conceito - UVA Superior ao FPS

Outro dado importante com relação a esses filtros foi a superioridade da proteção UVA em comparação com os valores de FPS. Atualmente, os filtros solares disponíveis no mercado apresentam PPD (proteção UVA) correspondente a um terço do valor do FPS. 
Já com os filtros otimizados para produção de vitamina D, há lançamento de uma nova tendência em fotoproteção: valores de proteção UVA superiores ao FPS: FPS 15 com PPD 30 e FPS 30 com PPD 45. Isso significa que estes filtros apresentam grande capacidade de proteger a pele contra o envelhecimento precoce.

Referências Bibliográficas

1. Kockott D1, Herzog B2, Reichrath J3, Keane K4, Holick MF4. New Approach to Develop Optimized Sunscreens that Enable Cutaneous Vitamin D Formation with Minimal Erythema Risk. PLoS One. 2016 Jan 29;11(1):e0145509. doi: 10.1371/journal.pone.0145509. eCollection 2016.
2. Castro, L. C G. O sistema endocrinológico vitamina D. Arq Bras Endocrinol Metab. 2011;55/8